A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho foi fundada a 01 de Janeiro de 1944, tendo os seus primeiros estatutos sido registados a 19 de Julho de 1944.
Foram seus fundadores os saudosos Albino Artur, Joaquim Lopes e José Lopes, que a partir de uma decisão ocorrida na Banda Filarmónica de Alcanede e contando com o apoio dos habitantes das aldeias de Xartinho, Mata do Rei, Mosteiros, Viegas, Valverde… tudo fizeram para se tornar realidade a existência desta banda de música.
Todo esse grupo de pessoas tinham um gosto em comum: a música filarmónica com tudo o que esta arte proporciona como sentimentos a cada um de nós.
Foi seu primeiro Maestro o senhor Joaquim Lopes, seguindo-se muitos outros, como por exemplo Santos Lado, Santos Rosa, Jaime Justo, Barrela, Armandino Leitão, Luciano Franco, Mário Marques, Pedro Andrade e Pedro Santos. Atualmente, e desde o ano de 2021, é regida pelo Maestro Manuel Val, sargento e músico na Banda da Força Aérea Portuguesa.
A sua primeira atuação ocorreu nas festas religiosas de Domingo Magro de 1945, na localidade de Mosteiros.
Atualmente com 80 anos de existência e atividade ininterrupta, esta banda conta com um grande espólio de localidades por onde já passou, tanto a nível local como regional, nacional e até internacional, proporcionando momentos de convívio e união em todos os lugares por onde tem atuado, sendo de realçar Redondo do Alentejo, Vila Nova de Milfontes, Macedo de Cavaleiros e ilha da Madeira.
Ao longo dos anos, a banda tem tido atuações em numerosas festas populares, romarias, peditórios, procissões, concertos e encontros de bandas, onde proporciona momentos de convívio e união em todos os lugares onde atua. A nível regional tem vindo a participar em alguns projetos culturais como touradas, peças de teatro, comemorações de datas festivas, como o 25 de Abril e projetos musicais, tal como o “Verão In”, onde se aliam vários estilos musicais.