Fundação

A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho foi fundada a 01 de Janeiro de 1944, tendo os seus primeiros estatutos sido registados a 19 de Julho de 1944. 

Foram seus fundadores os saudosos Albino Artur, Joaquim Lopes e José Lopes, que a partir de uma decisão ocorrida na Banda Filarmónica de Alcanede e contando com o apoio dos habitantes das aldeias de Xartinho, Mata do Rei, Mosteiros, Viegas, Valverde… tudo fizeram para se tornar realidade a existência desta banda de música.

 

Todo esse grupo de pessoas tinham um gosto em comum: a música filarmónica com tudo o que esta arte proporciona como sentimentos a cada um de nós.

Maestros

Foi seu primeiro Maestro o senhor Joaquim Lopes, seguindo-se muitos outros, como por exemplo Santos Lado, Santos Rosa, Jaime Justo, Barrela, Armandino Leitão, Luciano Franco, Mário Marques, Pedro Andrade e Pedro Santos. Atualmente, e desde o ano de 2021, é regida pelo Maestro Manuel Val, sargento e músico na Banda da Força Aérea Portuguesa.

Atuações

A sua primeira atuação ocorreu nas festas religiosas de Domingo Magro de 1945, na localidade de Mosteiros.

 

Atualmente com 80 anos de existência e atividade ininterrupta, esta banda conta com um grande espólio de localidades por onde já passou, tanto a nível local como regional, nacional e até internacional, proporcionando momentos de convívio e união em todos os lugares por onde tem atuado, sendo de realçar Redondo do Alentejo, Vila Nova de Milfontes, Macedo de Cavaleiros e ilha da Madeira.

Ao longo dos anos, a banda tem tido atuações em numerosas festas populares, romarias, peditórios, procissões, concertos e encontros de bandas, onde proporciona momentos de convívio e união em todos os lugares onde atua. A nível regional tem vindo a participar em alguns projetos culturais como touradas, peças de teatro, comemorações de datas festivas, como o 25 de Abril e projetos musicais, tal como o “Verão In”, onde se aliam vários estilos musicais.

A nível internacional, a S.M.R.X. deslocou-se a França em 1995, para o Festival Eurofanfarre, obtendo o segundo lugar. 

Em 1996, atuou em Lucé e em 1998 em Chartres, sendo ambas localidades francesas.

Em Outubro de 2000, atuou em Singen, a convite da comunidade Portuguesa desta localidade Alemã. 

Em 2003, participou num encontro de bandas de Llerena em Espanha. 

Em Março de 2005, foi até Wandlitz na Alemanha através do intercâmbio criado com a  Bolli-Pop-Orchester. 

Em 2016, pelo  seu 72º aniversário, a S.M.R.X. gravou um CD intitulado “Compasso 72”.